Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

SYNTHESIZER & FILTER BASS EFFECTS


por Jorge Pescara
Quem nunca ouviu e deixou-se seduzir pela sonoridade dos sintetizadores com sons de baixo analógico de Stevie Wonder? Pois é, ele toca estes tais baixos em sintetizadores Moog. Osciladores, envelopes, filtros e controles de oitavas predominam neste engenho. Para tentar emular estes sons, alguns fabricantes iniciaram a jornada do desenvolvimento de pedais de efeito com estas características.


ELECTRO HARMONIX
BASS MICROSYNTHESIZER
Um resistente pedal construído em chassis de metal com os controles analógicos . O mais tradicional Bass synth da história, este pedal é alimentado por uma bateria de 9volts o Micro Synthesizer obtém texturas e timbres que rivalizam com qualquer outra adquirida através de sintetizadores de teclas.
Filter Sweep
Distortion,
Square Wave,
Sub Octave,
Octave Above,
Bass,



KORG TONEWORKS
G5 SYNTH BASS PROCESSOR
The Korg G5 Synth Bass Processor é desenhado exclusivamente para contrabaixo elétrico. A unidade grava uma bass line (acordes não!) da entrada de sinal no espectro do baixo e gera um synth tone na mesma freqüência.
8 opções estão disponíveis:
1. Fast sawtooth.
2. Slow sawtooth. Ambos geram saw tooth waveforms na mesma freqüência original, mas respondem diferentemente entre si.
3. Fast sawtooth + sub-octave square wave.
4. Slow sawtooth + sub-octave square wave. Como acima, porém adicionando um square wave uma oitava abaixo da original signal, produzindo belíssimos subbass tones.
5. V. Slow sawtooth - igual ao ítem 2, mas com decay mais lento.
6. Distortion - não uma forma de onda estritamente falando, adiciona ruído ao sinal original.
7. Distortion + sub-octave distortion. Como acima, mas inclui um signal uma oitava abaixo do original.
8. Harmonic Distortion, como ítem 6, mas com a adição de um quente distortion.
9. Filter - sem forma de onda, a sessão de filtro trabalha o sinal original.
A. Voice1 - adiciona um vocal-style waveform ao original, com nuances de vocoder e digeredoo.
B. Voice2 - como acima, porém mais extremo. estas duas formas de onda produz um efeito selvagem.
Após, o signal passa para a sessão de filtros, com controles para Decay, Resonance, and Intensity. O controle de intensity control dobra com o seletor filter-cutoff e high-pass/low-pass. Finalmente, o sinal sintetizado pode ser mixado com o original. A unidade salva até 9 presets de usuários, acessados via footswitches. Contém ainda, Analog IOs: In, Synth Out, Mix Out, Tuner Out (Bypass), Phones, Foot Controller.



BOSS
BASS SYNTHESIZER PEDAL SYB-3
Com um circuito digital, este pedal é alimentado por uma bateria de 9volts, ou através de fonte, e possui chassis de metal em cor prata. O sistema é discreto e sem ruídos ao se acionar o foot. Nove tipos de samplers internos fazem a opção de formas de onda: dente de serra, quadrada, comprimento de pulso modulado, oitava abaixo, dente de serra com distorção, onda quadrada com distorção, dente de serra com distorção e oitava abaixo, onda quadrada com distorção e oitava abaixo. selecionáveis através de knob giratório.este mesmo controle pode, ainda, acessar duas wave shapes: freqüência de corte de filtros agudos e/ou graves; Também dois envelopes tipo T-Wah agudo ou grave. os demais controles são:
Effect level output, que controla a saída do sinal com efeito.
Direct level output, que controla o nível de sinal puro do instrumento.
Frequency, altera a freqüência de corte de filtro do efeito.
Resonance, controla o feedback.
Sens/Decay, controlando a sensibilidade e o decaimento de sinal do filtro.



AKAI
SB1 DEEP IMPACT SYNT PEDAL
Com quatro osciladores analógicos, este monovoice synth pedal traz de volta o charme dos sintetizadores analógico aos contrabaixos elétricos. Em um forte chassis de metal vermelho o SB1 comporta dois footswitches para on/off e program up. O program down somente é obtido com o acréscimo de um foot externo. Funcionando com uma fonte adaptadora o efeito apresenta um led indicativo para o sinal de entrada, real bypass, onde o circuito é totalmente desconectado quando acionada a chave off passando o sinal diretamente do jack in para o out. Isto significa que não há nenhuma perda de sinal, deterioração das freqüências agudas ou qualquer coloração artificial do som. Um dos raros pedais que funcionam na corda SI grave. Os knobs de controle dividem-se em:
Input Level, nível de volume de entrada de sinal
Output Level, nível de volume de saída do sinal
Parameter (Decay, Attack, Dinamics, On/Off, Resonance, Balance, Level, Depth e Preset).
Preset (Dark Buble, hardcore, Kitaro Bass, Bright Synth, Brast, fat Bottom, Majesty, Hot Space e Hiccups).



IBANEZ TONE-LOCK
SB-7 BASS SYNTHESIZER
O mais recente pedal Bass Synthesizer da Ibanez é o único destes que pode manusear diversas notas ao mesmo tempo, ou seja, toque um acorde e ele poderá ler sem atraso ou erro. Um outro atrativo desta série Tone-Loke são os knobs rebaixados, que permitem, após serem pressionados para baixo manter-se incrustados, salvando as configurações dos acidentes de ajustes.
Sens, controla o limiar de sensibilidade dos efeitos
Frequency, escolhe a freqüência de resposta onde os filtros atuarão
Resonance, controla o fator "Q" de cada freqüência escolhida
Level, controla o nível de volume geral do efeito
Mode (AutoWah, Synth1, Synth2)
Decay (Slow, Fast)



DIGITECH
BASS SYNTHESIZER
O Bass Synth Wah é simplesmente o mais versátil bass envelope filter pedal do mercado, com sete diferentes tipos de bass envelope filter para escolher. Isto proporciona mais efeitos de envelope filter do que qualquer outro pedal bass envelope filter disponível.
Sens - ajusta o trigger threshold dos efeitos synth, filter e envelope.
Control - ajusta a mixagem entre os sinais baixo/efeito, synth ou filter attack.
Range - ajusta a amplitude do envelope, freqüência de cutoff, ou freqüência de envelope.
Type - seleciona entre sete diferentes tipos de Bass Synth Wah: opção de efeitos incluindo Envelope, Envelope Sub, Synth 1, Synth 2, Filter 1, Filter 2 e Octa Sub.
Outputs - Normal/Dry e Efeito



LINE6
FM4 FILTER MODELER
Oferecendo um enorme coleção de vintage filter e monophonic synth efeitos, processamento em 24-bit e verdadeiro bypass, o FM4 apresenta 16 modelos de classic e colecionáveis filters e synths. Com quatro presets totalmente programáveis, o FM4 proporciona fácil acesso ao set de timbres world-class e controles para customização disponíveis ao toque do pé. Sem a necessidade de múltiplos pedais para múltiplos efeitos. Uma verdadeira chave Bypass, de forma que seu som "direto" seja exatamente o mesmo do instrumento para o amplificador. Entrada para expression Pedal - para controle real time de todos os sets de efeitos. Também disponível está o morph entre os sets permitindo criar efeitos impossíveis com os aparelhos originais. Tudo através dos knobs. Sem menus, sem botões com múltiplas funções. Entradas e saídas Stereo. Funciona com quatro pilhas médias ou power adapter opcional.
Cansado dos velhos efeitos? Quer algo um pouco... diferente? O FM4 Filter Modeler, parte da premiada série de pedais Modelers da Line 6, produz uma vasta quantidade de efeitos vintage, novos, estranhos aos totalmente freaky! Do gigante gentil auto-wah de um envelope filter até as completas maluquices dos VCO controlled ring modulators, FM4 pode ser tão estranho quanto você queira.
FM4 SPECIFICATIONS
Efeitos Digitais 16
Presets de Fábrica 20
User Programmable Channels 4
Controles: Effect Selector, Freq, Q, Speed, Mode, Mix
Controles Adicionais para Expression Pedal (opcional)
Mono/Stereo // Stereo in/ Stereo out
Chassis Cor Púrpura


usuários:
Mick Karn (Japan), Justin Meldal-Johnson (Beck), Fieldy (Korn), Chris Wood (Medeski Martin & Wood), Cass (Skunky Anansie), PJ (Jota Quest)



FILTER BASS PEDALS
OUTRA OPÇÃO PODE SER ENCONTRADA COM OS PEDAIS DE FILTRO. CIRCUITOS QUE ESTÃO EM UMA CATEGORIA PRÓXIMA AOS SYNTHESIZERS PEDLAS. CONFIRA ALGUNS:


Electro Harmonix BassBalls Filter
Filtro com distorção para fazeer seu baixo soar como Chris squire (Yes). Possui controles de Distortion e Sensitivity.



Black cat Bass Octave Fuzz
 Um fuzz filter octave concorrente direto do BassBalls. distorção somada a uma oitava e envelope filter em um só pedal. Controles de Filter, Harmonics, Normal, Drive e Effects. Produz sons a la Chris Squire (Yes).



Eowave Filter Bug
Filtro analógico com controles de cut off, envelope, ressonância e LFO.



Ibanez Classic Flanger FL99
Filtro e modulação de circuito analógico. Um verdadeiro clássico dos vintage. Controles de Speed, Depth, manual, Regen, Filter e Intense.



LoveTone MeatBall Filter
Contém circuito analógico de wah wahs automáticos além de outros controles não comumente associados ao efeito. Produz arpejos estranhos, tremolos com modulação de wah wah e efeitos especiais. Controla Sens, Attack, Decay, Colour, Intens, Blend, Trigger, Filter, Full e Envelope.



Bob Moog MoogerFooger Low Pass Filter
Vem com diversos controles de voltagem. Concorrente direto do MuTron, porém com várias possibilidades a mais.



Musitronics MuTron III 
 Um envelope filter follower controlado por voltagem de sinal. Produz efeitos de wah automáticos que alteram o timbre conforme a dinâmica do sinal de entrada. Controles de Mode, peak, Gain, Power, Drive e Range



Z-Vex Seek Wah 
 Contém 8 circuitos de wah wahs individuais dirigidos e presetados sequencialmente. Produz arpejos estranhos, tremolos com modulação de wah wah e efeitos especiais.